Bella Janela

10/07
2020

7 dicas para escolher a cortina certa para o seu ambiente!

Hoje, as cortinas são peças super importantes para a decoração. Além de serem ótimas aliadas para regular a luminosidade, elas também auxiliam na acústica e na privacidade do ambiente.

E é exatamente por isso, que separamos algumas dicas super importantes para você acertar na escolha da cortina ideal de acordo com o seu ambiente. Confira!

 

1 – Atente-se as medidas!

Antes de escolher o modelo ideal, é importante você se atentar às medidas que vai precisar.
Meça a altura e a largura da sua porta ou janela.


2 – A medida do varão!

Considere a medida do varão, se você vai optar por um varão que cubra somente a porta ou janela ou se vai querer um que cubra a parede toda. Indicamos sempre, que o varão tenha no mínimo 15cm a mais para cada lado, por exemplo, se sua porta possui 2m de largura, o ideal é que o varão que será colocado a cortina, tenha no mínimo 2,30m.

Quanto à altura, é importante que o varão seja instalado em média 20 cm acima da porta ou janela.

 

3 – Dica de ouro: Cortinas longas devem ser a primeira opção!

Cobrem as portas e janelas e dão um aspecto ainda mais elegante para o ambiente. O caimento é ainda mais sofisticado por serem mais “pesadas” devido ao tecido ser um pouco maior.

Já para o quarto da criançada, nos primeiros anos de vida, é legal optar por cortinas curtas! Além de serem mais seguras para esses ambientes, normalmente eles possuem mais bancadas ou móveis baixos, que podem acabar atrapalhando a utilização da cortina longa.

 

4 – O modelo

É sempre bom levar em consideração a necessidade que você tem para o seu ambiente! Você precisa de privacidade? Quer bloquear a luminosidade? Quer saber quando já está dia ou nem pensar em acordar com a luz do sol no rosto? Esses são detalhes importantes.

- Para bloqueio total da luminosidade, opte por cortinas que possuem blackout como forro ou que sejam acopladas, como os nossos modelos Uni.

- Se quiser privacidade com controle da luz, mas não escuridão total, opte por cortinas pratikas com forro em tecido, ou somente pelos corta-luz tecidos trabalhados.

- Se quer somente privacidade, as rústicas e duplex serão ótimas opções. A rústica não possui nenhum forro e a duplex possui um forro leve.


5 – O tecido e as cores

É importante que ele esteja coordenando com a decoração do ambiente. Decorações rústicas pedem cortinas mais espessas e encorpadas, aceitam também tecidos com texturas discretas, mas sempre com tons neutros e naturais. Já ambientes românticos, pedem detalhes em rendas ou bordados, talvez em tons marfins, brancos e nudes. Ambientes modernos e casuais são ótimos para ousar com tecidos mais leves e despojados, nestes, talvez faça mais sentido brincar com cores e estampas geométricas. Atente-se a isso, mas leve em consideração seu gosto pessoal.


6 – A parte decorativa

Como já dissemos, a cortina hoje é muito mais que um objeto necessário, é uma peça que pode transformar toda a decoração do ambiente. Por isso, opte por acessórios que possam deixar elas ainda mais sofisticadas.
Varões, ponteiras diferenciadas, pingentes e até mesmo sobreposição de cortinas com xales, podem dar ainda mais destaque para elas.

 

7 – Escolha sua cortina por último!

Normalmente essa é a melhor opção! Quando você tem os móveis e decorações escolhidos é ainda mais fácil de tomar a decisão e de coordenar com o ambiente todo! E ela pode ser sim a cereja do bolo e dar o destaque que faltava para o seu ambiente.


Está pronto para escolher a cortina ideal? Conte para a gente o que achou das dicas!

  • Twitter
  • Facebook

Deixe eu comentário abaixo

Posts populares

Como a decoração da casa pode ajudar você na quarentena
LEIA MAIS
Saiba como higienizar, sem danificar sua cortina rolô!
LEIA MAIS
Seu apartamento é pequeno? Decore-o da melhor forma!
LEIA MAIS
Super dica para alternar os ilhóses!
LEIA MAIS

Categorias

Comercial

Atendimento ao Lojista Bella Janela

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

SAC

Serviço de Atendimento ao Consumidor

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30